Com certeza você já ouviu falar do Barão Vermelho, sejam
citações em desenhos, filmes ou já escutou essas duas palavras batizarem uma
famosa banda brasileira, mas quando falo de Barão Vermelho neste post falo de
Manfred von Richthofen a lenda da Primeira Guerra Mundial considerado como o
"ás dos ases".
Richthofen nasceu em 02 de maio de 1892, no
seio de uma família nobre de proprietários de terras, na cidade de Breslau,
Silésia.Em sua juventude Richthofen apreciava caçar a cavalo e equitação e foi estudar
na Inglaterra no Lincoln College, Oxford.Depois disso ingressou na escola
militar.
Após terminar o treinamento de cadete,
juntou-se ao Regimento nº 1 de Uhlan como membro da cavalaria em 1911.Ao
eclodir a Primeira Guerra Mundial, em agosto de 1914, ele foi enviado com o seu
esquadrão de cavalaria para o fronte russo, mas, em pouco tempo, após ter sido
transferido para o fronte ocidental, verificou que, dado o avanço espantoso das
armas modernas, para um verdadeiro cavalheiro só sobrara um lugar para lutar a
boa luta: os céus.
Seguindo-o, o seu irmão mais novo Lothar
Freiherr von Richthofen, o acompanhou na aventura,mas foi em maio-junho de 1915 Richthofen tratou de
aprender a voar, trocando definitivamente o cavalo por um avião: o Albatroz D.
II, um biplano da Fokker. Mais tarde Richthofen foi selecionado para
juntar-se ao grupo de elite Jagdstaffel("grupo de caça").
Manfred,
como muitos de seus companheiros pilotos, era muito supersticioso. Ele nunca saia em missão sem ser beijado por alguém
querido. Isto tornou-se rapidamente um hábito difundido entre todos os pilotos
de combate. Em setembro de 1917 Richthofen
pilotava pela primeira vez o famoso Fokker Dr. I. Entretanto, das 80 vitórias em combates aéreos,
apenas 20 ocorreram quando o Barão utilizava o triplano.
O Barão
Vermelho, morreu devido a ter infringido o seu próprio código de combate que
dizia ser muito perigoso perseguir um avião inimigo quando ele se refugiava no
seu próprio território. No dia 21 de abril de 1918, momento em que a guerra já
se revelara impossível de ser vencida pela Alemanha Imperial, ele, sem apoio de
um segundo piloto que lhe desse cobertura, decidiu perseguir um “ Camelo”, que
retirou-se para os lados das linhas australianas no vale do Somme, na Cordilheira
Morlancourt, perto de Corbie. Local onde ele se viu sobre duplo fogo, do ar e
da terra, caindo em seguida.
Apesar de
ter abatido uma quantidade impressionante de aviadores inimigos, franceses,
ingleses e canadenses, foi profundamente admirado e respeitado por seus
adversários. Tanto assim que, quando encontraram seu corpo jogado nas
proximidades do seu avião destruído, caído no campo onde estavam tropas
australianas, deram-lhe exéquias de herói. Apesar de saberem ter sido ele um
inimigo tenaz, sepultaram-no com todas as honras de guerra que um valente
merece. mai
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