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sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A História do barão vermelho





       Com certeza você já ouviu falar do Barão Vermelho, sejam citações em desenhos, filmes ou já escutou essas duas palavras batizarem uma famosa banda brasileira, mas quando falo de Barão Vermelho neste post falo de Manfred von Richthofen a lenda da Primeira Guerra Mundial considerado como o "ás dos ases".

        Richthofen nasceu em 02 de maio de 1892, no seio de uma família nobre de proprietários de terras, na cidade de Breslau, Silésia.Em sua juventude Richthofen apreciava caçar a cavalo e equitação e foi estudar na Inglaterra no Lincoln College, Oxford.Depois disso ingressou na escola militar.

        Após terminar o treinamento de cadete, juntou-se ao Regimento nº 1 de Uhlan como membro da cavalaria em 1911.Ao eclodir a Primeira Guerra Mundial, em agosto de 1914, ele foi enviado com o seu esquadrão de cavalaria para o fronte russo, mas, em pouco tempo, após ter sido transferido para o fronte ocidental, verificou que, dado o avanço espantoso das armas modernas, para um verdadeiro cavalheiro só sobrara um lugar para lutar a boa luta: os céus.                             

          Seguindo-o, o seu irmão mais novo Lothar Freiherr von Richthofen, o acompanhou na aventura,mas foi em  maio-junho de 1915 Richthofen tratou de aprender a voar, trocando definitivamente o cavalo por um avião: o Albatroz D. II, um biplano da Fokker. Mais tarde  Richthofen foi selecionado para juntar-se ao grupo de elite Jagdstaffel("grupo de caça").
          Manfred, como muitos de seus companheiros pilotos, era muito supersticioso. Ele nunca saia em missão sem ser beijado por alguém querido. Isto tornou-se rapidamente um hábito difundido entre todos os pilotos de combate. Em setembro de 1917  Richthofen pilotava pela primeira vez o famoso Fokker Dr. I. Entretanto, das 80 vitórias em combates aéreos, apenas 20 ocorreram quando o Barão utilizava o triplano.
    O Barão Vermelho, morreu devido a ter infringido o seu próprio código de combate que dizia ser muito perigoso perseguir um avião inimigo quando ele se refugiava no seu próprio território. No dia 21 de abril de 1918, momento em que a guerra já se revelara impossível de ser vencida pela Alemanha Imperial, ele, sem apoio de um segundo piloto que lhe desse cobertura, decidiu perseguir um “ Camelo”, que retirou-se para os lados das linhas australianas no vale do Somme, na Cordilheira Morlancourt, perto de Corbie. Local onde ele se viu sobre duplo fogo, do ar e da terra, caindo em seguida.
      Apesar de ter abatido uma quantidade impressionante de aviadores inimigos, franceses, ingleses e canadenses, foi profundamente admirado e respeitado por seus adversários. Tanto assim que, quando encontraram seu corpo jogado nas proximidades do seu avião destruído, caído no campo onde estavam tropas australianas, deram-lhe exéquias de herói. Apesar de saberem ter sido ele um inimigo tenaz, sepultaram-no com todas as honras de guerra que um valente merece. mai


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