Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Origem da mão chifrada

       Quem nunca fez a mão chifrada?

     Esse gesto virou símbolo de uma "ideologia"o Rock,símbolo também do Metal em geral, milhões de pessoas realizam esse sinal,mas tudo tem a sua origem.
      O Sinal do Caminho da Mão Esquerda começou como um amuleto, ou gesto de mão que nasceu e foi muito popular em Nápoles, na Itália sob o nome Mano Cornuto, que quer dizer literalmente Mão Chifrada. Surgiu como um símbolo de proteção mágica de modo muito semelhante à figa, mas feita com os dedos mínimo e indicador para cima, e os demais fechados. Mais especificamente, este sinal era usado para combater o mau–olhado, e afastar todo tipo de ameaças à vida, seja afastando doenças, protegendo bebês, retornando o leite dos animais, a riqueza da colheita e a fertilidade para os casais.      
     Como muitos outros símbolos este sinal passou por uma transformação ao viver a Idade das Trevas e o domínio da Igreja. Da mesma forma que os deuses da fertilidade se tornaram demônios, Mano Cornuto se tornou o símbolo de Satã. Os dois dedos para cima representavam os próprios chifres do diabo, os três dedos para baixo representavam a trindade negada. Com os perigos da repressão a Mano Cornuto entrou em desuso, mas continuou a ser perpetuada no meio ocultista onde seu significado original não se perdeu.     



     O gesto da mão chifrada Foi introduzido ao gêreno por Ronnie James Dio quando este estava no black Sabbath. O uso da mão chifrada no metal é mais dado como um tom de ironia, visto que o heavy metal em geral já era uma música considerada satânica pela cultura popular, os precusores so metal adicionaram esse símbolo afim de ironizar, e consequentemente aumentar ainda mais esse clichê criado pela população

3 comentários: