1°- Eliminação:
Primeiramente o candidato deve verificar se existe alguma questão com uma resposta absurda ou visivelmente errada, pode parecer simples, mas isso aumenta muito a sua probabilidade de acertar.
2º - Repetição
Verifique se há respostas que se repetem, caso existam, estas tendem a ser as corretas. Por exemplo:
A) Cachorro e Cavalo
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco
Note que as palavas Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.
3º - Semelhança
Geralmente o examinador tende a tentar confundir o candidato colocando alternativas parecidas ou próximas da resposta correta. Com isso as alternativas que são muito semelhante a outras provalmente conterão a alternativa correta. Por exemplo:
A) 10,8
B) 15,2
C) 15,5D) 18,2
E) 20,5
Nesse caso a alternativa B é semelhente ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.
4º - Generalização
Desconfie de toda alternativa que generaliza um determinado assunto, aqui vale a máxima que toda regra tem a sua exceção, quando houver alternativas desse tipo elas tem maior probabilidade de estarem erradas. Segue alguns exemplos de palavras que generalizam assuntos: nunca, jamais, sempre, completamente, incondicional, ninguém, todos, definitivamente e total.
5º - Distribuição
Essa dica não é tão eficiente quanto as primeiras, mas pode ajudar em alguns casos. Estatísticamente, o examinador tende a distribuir igualmente as respostas conforme a quantidade de alternativas e questões da prova. Por exemplo, se cada questão contém 5 alternativas e a prova contém 50 questões, provavelmente o examinador colocará 10 alternativas A, 10 B, 10 C, 10 D e 10 E. Então, quando for chutar, vale a pena contar quantas respostas já foram assinaladas para cada alternativa, a que tiver menos respostas deve ser o palpite. Mas caso tenha já muitas respostas erradas na prova, essa dica não funcionará bem.
6º - Letra A
Muito se diz que o examinador que está elaborando a questão não gosta de colocar a resposta logo na primeira alternativa pois dá a impressão que está facilitando muito a vida do candidato, então segundo essa teoria na dúvida não chute na A.
7º - Letra C
Ao contrário da letra A, dizem que geralmente o examinador tem a tendência de colocar mais respostas C, então na dúvida deve sempre optar por ela, além disso, os mais religiosos e supersticiosos acreditam que a letra C, por ser a primeira letra de Cristo, pode ajudar a quem precisa e merece.
8° - Não tema
Muitos alunos quando veem uma sequencia de respostas com a mesma alternativa temem de que o examinador nunca faria isso e mudam suas respostas,não faça isso sequencias de respostas são normais e as vezes o examinador as faz de propósito para enganar os alunos.
Essa última dica não é exatamete para quem chuta e sim para as pessoas que estão entre duas altenativas e marcam a que acha certa e logo depois "acaba vendo" a prova de uma pessoa que não é tão inteligente que ela,não mude sua resposta só mude se a pessoa que voce viu a prova for mais nerd que voce.
Tomara que funcione... Se funcionar vai ajudar muito, principalmente no vestibular lol
ResponderExcluira do cachorro e gato
ResponderExcluireu gostei vo tentar na proxima prova Rs'
ESSA PORRA VEM CHERA MEU PAUL
ResponderExcluirPQ NUM COLOCAM COISAS QUE INFLUENCIE A PESSOA A ESTUDAR, BANDO DE FDP
hehe, maneiro, ja sabia de algumas destas dicas
ResponderExcluir